segunda-feira, 30 de abril de 2012

1° #PedalaFortaleza surpreende!



Artigo: Jeiel Nóbrega

Para muitos fortalezenses, o domingo passou longe de ser mais um típico dia caseiro. De todas as partes da cidade, ciclistas compareceram a primeira edição do Pedala Fortaleza. O evento foi organizado pela Prefeitura através da Fundação de Esporte e Turismo em parceria com a Gerência Executiva da Copa. Segundo os organizadores, foram mais de mil ciclistas no último dia 29 de Abril.

A concentração foi em frente ao Estádio Presidente Vargas. Animada por um trio elétrico, a caravana seguiu cidade a dentro de forma organizada, com apoio dos agentes da AMC.

Muitos estavam a "caráter" para o evento. Usavam todos os itens de segurança, roupa especial e aquela pinta de atleta não podia faltar. Para quem não tinha uma bike, poderia alugar num local próximo por um preço que variava entre R$15,00 até R$25,00.

Eram pessoas de todas as idades. Estavam ali para pedalar, se divertir, ter um domingo diferente dos habituais e também para levantar uma série de discussões sobre a questão da mobilidade urbana dentro de Fortaleza.

Numa rápida conversa com alguns ciclistas, as queixas parecem apontar para um norte principal: a educação. Motoristas intransigentes, pedalistas alheios a muitas regras no trânsito somados com o estresse diário e os já conhecidos engarrafamentos na cidade, foram alvo das reclamações.

Fortaleza conta com uma vantagem especial para o ciclismo que é sua posição plana. Na hora de pedalar, isso pode fazer uma diferença e tanto. Porém a cidade também conta com uma desvantagem: o calor. A maioria dos ambientes de trabalho não conta com banheiros que tenham chuveiro ou pequenos vestiários para que o trabalhador usuário da bicicleta possa tomar um banho rápido e seguir aos seus afazeres.

Outra questão levantada foi sobre a arborização urbana. Precisamos de mais árvores! Elas não servem só para deixar a cidade mais bonita. São úteis de diferentes formas. Favorecem o movimento do ar, nos dão sombra(pra quem mora em Fortaleza sabe como isso é importante) ajudando bastante aqueles que não utilizam transporte motorizado.

O diferencial do evento talvez seja o maior incentivo das autoridades para melhorar a prática do ciclismo em Fortaleza e isso se reflete positivamente em seus praticantes. Agora, acreditam os pedalistas, haverão mais eventos em prol do transporte não motorizado pela cidade e isso desperta um sentimento de "é possível nos readaptarmos" a novas realidades.

Confira mais fotos:


Fotos cedidas por Jeiel Nóbrega

0 comentários:

Postar um comentário

A ordem correta da passagem de marchas