segunda-feira, 23 de abril de 2012

BIKE: Por uma Fortaleza acessível e sustentável



O Instituto da Cidade abre uma discussão em torno dos temas de mobilidade urbana, num dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos no Brasil: a bicicleta.

Apontada como umas das grandes soluções para o desafogamento do trânsito nas cidades, a bicicleta ganha a cada dia novos defensores. Eles estão em diferentes esferas sociais, profissões e também possuem diferentes razões para pedalar. Mas quem pensa que esse é o ponto fraco da magrinha está enganado. É justamente por ter um caráter multiuso que a bicicleta se consagra como importante instrumento de mobilidade urbana.

Seja para o lazer, para melhorar o condicionamento físico, ir à escola ou ao trabalho, muitos utilizam de sua bike para economizar no dia a dia, sim! A bicicleta também representa um custo locomoção/manutenção muito menor se compararmos com o carro ou o transporte coletivo, sem falar que você estará literalmente pedalando para longe do sedentarismo.

Mas espera um pouco! Se o uso da bicicleta é tão bom assim, então por que o número de ciclovias, por exemplo, é tão reduzido e pouco interligado nos principais centros das grandes cidades brasileiras? Ou como lidaremos com a violência no trânsito, que em nosso país, infelizmente, tem um dos níveis mais altos do mundo?

Essas são questões que geram uma série de perguntas. E é para discutir toda essa problemática em torno do uso da bicicleta nas cidades, principalmente em Fortaleza, que é o nosso foco de atuação, estamos propondo a abertura desse tema.

Nós acreditamos que para uma cidade ser desenvolvida, ela não deve ser feita apenas de prédios, carros, corre-corre, alguns “bom dias” e “boa noites”. A cidade deve ser feita de pessoas que se conheçam e que conheçam o lugar em que vivem, para que assim possam zelar por ele.

Levantaremos essa discussão de diferentes formas nos próximos meses e contamos com a sua participação!


0 comentários:

Postar um comentário

A ordem correta da passagem de marchas